Estabelecer os limites saudáveis de uma relação é nossa responsabilidade. Muitas vezes sentimos o espaço sendo invadido, as relações tomando rumos desconfortáveis e nos incomodamos. Muita gente tende a acusar o outro de provocar isso em nós, só que nos esquecemos de que delimitar o espaço é tarefa de cada um.
O limite de cada relação quem dá é a gente!
Gosto de usar uma metáfora para explicar essa situação. Imagine que você comprou um terreno dentro de um condomínio… e por acaso passe anos sem visitá-lo e sem saber como está. Quando chega por lá, vê que tomaram conta e acusa todo mundo de posse. Só que por anos o espaço esteve sem demarcação, sem nenhum tipo de muro ou cerca.
Conseguem reparar como isso se aplica às relações? Se você não disser que tal espaço é seu, como o outro vai saber? Se não pontuar que uma situação é invasiva, o outro vai continuar sendo espaçoso, e por aí vai… Limite quem dá é a gente. Limite nos pais, nas pessoas da empresa, nas amizades, nas relações em geral.
E aí, se viu em alguma dessas situações? Entre em contato comigo por inbox e vamos conversar! A primeira consulta é gratuita!
Comments